Observações Estruturais de Como Planejar o seu Lago Ornamental em Projeto

Pode parecer simples, mas construir um Lago Ornamental requer uma série de cuidados que devem ser observados desde o Projeto.

Hoje vamos tratar dos itens que devem ser cautelosamente observados para a construção de um Lago Ornamental considerando seus desejos e expectativas, evitando prejuízos à estética do local, ao bem estar dos peixes e outros organismos habitantes do Lago Ornamental.

Finalidade e Formato do Lago Ornamental:

Lagos Ornamentais podem ter o formato que o cliente preferir, costuma-se chamar de “Formal” os tanques com formatos geométricos e paredes retas e bem definidas, geralmente em alvenaria, e podendo ou não estar acima do nível do solo e/ou ter uma ou mais paredes de vidro para apreciação, conforme o ambiente onde estão inseridos.

Lagos Formais também são muito encontrados em edifícios comerciais, ambientes fechados (às vezes cobertos) e funcionando como espelhos d’água podendo possuir chafarizes e cascatas.

Esse tipo de Lago de finalidade principalmente decorativa para um ambiente costuma exigir uma excelente movimentação, filtragem, além de investimentos em manutenção e/ou equipamentos esterilizadores para evitar um aspecto de sujo e descuidado trazido por impurezas não capturadas pelo filtro e algas que podem deixar a água verde ou paredes e revestimentos cobertos por algas filamentosas (popularmente chamado de limo).

Nos Lagos Ornamentais, chamados de Orgânicos costuma-se tentar reproduzir um ambiente mais parecido com o natural, podendo conter elementos como rochas, cascalho, seixos, areia, queda d’água, tocas, objetos decorativos, uma diversidade de organismos, como patos, répteis, anfíbios diversos tipos de plantas e até mesmo ilhas.

Geomembranas recobrindo escavações preenchidas com areia costumam ser o tipo mais comum de impermeabilização desse tipo de Lago Ornamental.

Lagos Orgânicos costumam possuir as margens mais rasas, ganhando profundidade, em direção ao meio. Devido a esse formato possuem “naturalmente” movimentação mais otimizada (uma vez que ao ser devolvida na superfície e captada no fundo e/ou no meio ocorre a movimentação de toda a coluna d’água), o que facilita também a filtragem de todo o volume.

A finalidade dos Lagos Orgânicos costuma ser a de aproximar o ser humano da natureza, reproduzindo um belíssimo ambiente equilibrado e controlado, mas ainda assim simulando o natural, para que seus habitantes, observadores e cuidadores tenham um convívio harmônico e relaxante, livrando a todos do estresse das interações e rotina da vida cotidiana.

Profundidade e Extensão do Tanque:

A profundidade dos Lagos é um tema bastante divergente entre os especialistas da área. A maioria utiliza tanques com profundidade de 80cm a 1m. Em locais de inverno mais rigoroso, tanques com uma profundidade maior, entre 1 a 2m podem ser necessários, pois no fundo a temperatura torna-se mais estável em dias mais frios.

O fato é que em Lagos muito rasos (com menos de 65cm) algumas espécies podem se machucar; sofrer ataques de predadores como felinos ou pássaros e saltar para fora do tanque. Aliás, os tanques de paredes retas também tendem a apresentar maior ocorrência de peixes saltando para fora do Lago.

Pássaros e felinos quando tendem a consumir peixes podem ser muito insistentes, independente da profundidade do Lago, existência de tocas para refúgio dos peixes, ou espantalhos e estatuetas de seus predadores, muito utilizados na tentativa de afasta-los.

Quanto mais extenso for um lago, maior será a necessidade de equipamentos para a sua movimentação. De uma forma geral um Lago Ornamental necessita da movimentação de 2 a 3x o seu volume por hora (de preferência passando por um filtro), mas consulte sempre um profissional experiente, pois são possíveis variações nessa regra.

O fato é que em Lagos de grande extensão, pode ser mais vantajoso o uso de mais de uma bomba que somadas totalizem a regra mencionada, para que haja a movimentação da água por toda a extensão do Lago.

Skimmers também são muito utilizados, principalmente em lagos extensos, pois removem da superfície impurezas que chegam ao Lago pelo vento e pela chuva, como folhas, poeira e inclusive, esporos de algas, os específicos para Lagos podem ser instalados nas bordas e ficarem imperceptíveis em meio à decoração.

Buscando o Local e a Iluminação Ideais:

A Localização ideal para construir um Lago Ornamental é em terreno plano, de solo compacto e sem “pontas” (de raízes ou rochas) enterradas.

O terreno plano facilita o nivelamento durante a construção e dificulta que com o passar do tempo, mesmo exposto a intempéries, a erosão cause desgaste no terreno.

A instalação em terrenos inclinados favorece o aparecimento de trincas, rachaduras e vazamentos e também facilita que a chuva carregue para a borda ou para dentro do Lago terra e impurezas das superfícies por onde passa, podendo causar acúmulo nas bordas ou assoreamento, turbidez, doenças e saturação dos elementos do filtro antes do tempo esperado.

Apesar de dificultar a escavação, o solo compacto auxilia muito na obtenção de um nivelamento que não se modifique, pelas características naturais do solo, independente da forma de impermeabilização que escolher utilizar.

Um solo sem pontas (de raízes, rochas ou outros materiais enterrados) impede o aparecimento de furos e rachaduras na impermeabilização utilizada.

O crescimento de raízes em direção ao Lago é causa comum do aparecimento de rachaduras, até mesmo pelo deslocamento do solo, então evite a proximidade de árvores que desenvolvam grandes raízes laterais.

A incidência de luz em excesso no Lago pode lhe trazer sérios problemas com algas, principalmente se seu Lago tem curvaturas ou regiões onde não há boa movimentação e/ou depósito de sujidades que ao se decompor servem de nutrientes para elas, além de poucas, ou nenhuma, plantas para competir pela luz e pelos nutrientes na água.

A iluminação artificial (em Lagos Orgânicos, geralmente acionada a noite) também deve ser moderada, utilize equipamentos específicos e horários regulares, sem exageros para evitar estressar os peixes ou estimular a proliferação de algas.

Quando em locais abertos muitos projetistas aproveitam-se do paisagismo no entorno do Lago para criar sombra em parte do dia, seja com o uso de árvores e arbustos (cuidado com o desenvolvimento das raízes na escolha), edificações ou mesmo pergolados com trepadeiras ou elementos que proporcionem sombra ao Lago, ou parte dele, pelo menos durante parte do dia.

Em Lagos Formais, principalmente em ambientes cobertos, o uso da iluminação torna-se quase sempre indispensável. O tempo de iluminação, a qualidade e especificação das lâmpadas devem ser planejados conforme a finalidade a que se destinam (estética, como ressaltar cores, ou funcional, como promover o crescimento e sobrevivência de plantas), em vias de se evitar exageros e ineficiência que estressam os peixes e/ou estimulam a proliferação de algas e/ou outros microrganismos indesejados.

Em se tratando de Lagos, independente de serem formais ou orgânicos, extensos ou pequenos, o desejo comum de todos os que possuem um Lago é a estética para um efeito relaxante a quem o observa. O controle de algas é fundamental para isso.

O ionizador Fish & Garden se adéqua bem a qualquer projeto, para Lagos Formais ou orgânicos, basta instalar a câmara de ionização após o sistema de filtragem, o painel de controle ligado em paralelo à bomba e manter os parâmetros dentro dos níveis exigidos e você poderá desfrutar de uma estética incrível, com água e rochas livres de algas.

Compartilhe

Estamos Online!